Treinamento de Flexibilidade

safe training assessoria esportiva

Programa de treinamento que visa o aumento da amplitude articular, melhora do desempenho esportivo e da técnica em movimentos que requisitem maior flexibilidade.

Prescrição e supervisão do treinamento de flexibilidade com atendimento personalizado, de acordo com os objetivos, as necessidades e limitações de cada cliente.

O treinamento de flexibilidade resulta em um aumento da amplitude articular, melhora do desempenho esportivo e da técnica em movimentos que requisitem maior flexibilidade, tanto para movimentos técnicos específicos de cada modalidade quanto para os exercícios de treinamento neuromuscular(musculação) que quando trabalhados em maior amplitude são mais eficientes.
 
Também são atribuídos ao treinamento de flexibilidade o relaxamento muscular; melhor aptidão corporal, simetria e postura, alívio de cãibras musculares, redução de risco de lesão ou de dores lombares e diminuição do estresse e da tensão. Entretanto,  não é suficiente fazer apenas exercícios de alongamento, é preciso analisar como se faz e quais os momentos e meios de inseri-los nos objetivos propostos.
 
Metodologia: 

Método Estático: move-se o membro lentamente, mantendo-se o segmento muscular determinado pela tensão muscular logo acima da amplitude do movimento habitual.

Método Ativo Ou Flexionamento Dinâmico: consistem na realização de exercícios dinâmicos, que devido a inércia do segmento corporal, resultam num movimento de natureza balística, provocando trabalho nas estruturas do movimento, é determinado pelo maior alcance do movimento voluntário, utilizando-se a forças dos músculos agonista e o relaxamento dos antagonistas.

Método Passivo Ou Flexionamento Estático: chega ao limite do arco articular forçando suavemente além desse limite e aguarda um tempo realizando um novo forçamento suave procurando alcançar maior arco de movimento possível, é realizado com a ajuda de forças externas (aparelhos ou personal trainer), em um estado de relaxamento da musculatura a ser alongada.

Método De Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP): desenvolvido, inicialmente, com fins terapêuticos. Ele utiliza a influência recíproca entre o fuso muscular e o órgão tendinoso de golgi de um músculo entre si e com os do músculo antagonista, para obter maiores amplitudes de movimento.

 


Objetivos

    • Aumento da amplitude articular.
    • Melhora do desempenho esportivo (movimentos técnicos).
    • Melhora da técnica de exercícios de treinamento neuromuscular (musculação).
    • Simetria e postura.
    • Redução do risco de lesões.

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